Conflitos atuais

Por que continuam acontecendo?
O que leva o homem a guerrear?


iraque 7 anos 28 7 anos de guerra no Iraque (70 fotos)

Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem
http://super.abril.com.br/ciencia/homem-moderno-evoluiu-macacos-620260.shtml

Mas, o homem evoluiu ... Evoluiu mesmo?
Temos tanta tecnologia, tanta informação que ficamos confusos e perdemos  o foco das coisas.
Armas nucleares, satélites, foguetes e, ainda temos que conviver com a fome mundial!
O que está acontecendo?
Os conflitos atuais são atuais mesmo ou continuam os mesmos do passado?
A quem serve a guerra?

Como escapar do esforço feito por Immanuel Kant – um moderno divisor de águas – de uma tentativa de abordagem metafísica sobre o tema da paz universal, espécie de utopia que a História, desde os seus primórdios, desfaz em sucessivos e incontáveis relatos de conflitos entre grupos, tribos, aldeias, cidades, comunidades, nações, Estados-nações e a atual sociedade global?
Será possível, pelo método dialético que o grego a Zênon nos legou, o enquadramento do tema Defesa na Filosofia, cuja essência consiste em indagar, levando-se em consideração que qualquer inquirição estaria sendo formulada sobre hipotética ausência da paz (espécie de tese ou antítese da guerra, embora Raymond Aron considere que “ausência de paz não é a guerra”)? E qual seria a síntese dessa dialética guerra e paz?http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/33/artigo243141-1.asp
Confuso, não?
Vamos à tal síntese. Não há guerra nem paz sem a presença do elemento racional, o homem. Isoladamente, o homem é objeto dos estudos da Antropologia. Quando se reúnem dois ou mais homens, se tornam objetos de estudos da Sociologia – a expressão de Augusto Comte para a sua “física social”.http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/33/artigo243141-1.asp
Vivendo em grupo, comunidade ou sociedade, os homens se inter-relacionam e interagem entre si, material e imaterialmente, com essas características, acentuadas ou minimizadas pela influência de fatores exógenos do ambiente que o cerca (clima, topografia, bebidas, comidas, símbolos, vestuário, abrigo, crenças, mitos etc.)
Os produtos dessa interação se projetam na estrutura e na conjuntura de vida. Em termos estruturais, resultam na composição das instituições (conjunto de normas de conduta caracterizadas, ao longo do tempo e do espaço, pelo ânimo da permanência, que regulam o processo de organização política e, consequentemente, de hierarquização do poder). Daí resultam também os órgãos institucionais, que corporificam simbolicamente as instituições e com estas, conjuntamente, o próprio sistema político.
Esse sistema político é a nossa síntese hipotética da dialética guerra e paz, porque sempre existirá, na presença ou na ausência de uma das duas variáveis ...http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/33/artigo243141-1.asp
E, estamos indo longe!
Vamos devagar, voltaremos nesse assunto.
Até!

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