Rio de Janeiro III

Iremos falar sobre a economia do nosso lindo Rio de Janeiro!
O Rio de Janeiro é a segunda maior economia do  país!
É sede de alguns dos principais órgãos federais e empresas estatais, como o BNDES e a Petrobrás-empresa responsável por 80% do volume total de petróleo extraído do país- a Bacia de Campos, além da produção do gás natural  (40%) do total nacional





Em Itaboraí está o novo pólo petroquimico que, poderá atrair novas empresas para a região, transformando aquela área em pólo de indústria plástica: filmes, garrafas, embalagens diversas.
O aumento da produção da plataforma oceânica, fez a indústria naval fluminense crescer novamente.
Localizados em Niterói , na região metropolitana ( consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que da nome à região metropolitana) do Rio e Angra dos Reis, no sul do estado os estaleiros devem movimentar
10 bilhões de reais nos próximos anos gerando 30 mil novos empregos.
(TERRA, Lygia, Regina Araújo,Raul Borges Conexões: estudos da geografia geral e do Brasil. v.3:São Paulo: Moderna, 2010)
Uma plataforma petrolífera, também referida como plataforma offshore , é uma grande estrutura usada na perfuração em alto mar para abrigar trabalhadores e as máquinas necessárias para a perfuração de poços no leito do oceano para a extração de petróleo e/ou gás natural, processando os fluidos extraídos e levando os produtos, de navio, até a costa. Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode ser fixada ao solo marinho, pode consistir de uma ilha artificial ou pode flutuar.O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não-renovável.
O gás natural é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_petrol%C3%ADfera







http://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_petrol%C3%ADfera
Que tal pesquisar mais sobre esse assunto?
Até!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência