Jorge e o mundo
É vem um feriadão aí pela frente : 21 de abril dia de Tiradentes, 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. http://educacao.uol.com.br
E, 23 de abril,feriado de São Jorge, nome que significa "o que trabalha a terra", ou "agricultor". Vem do nome grego Geórgios, formado pelas palavras ge, que significa "terra" e erghon, que quer dizer "trabalho".
Na Inglaterra o nome (George) existe desde o século XIII, mas a versão em português surge apenas no século XVI, em Portugal.http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/jorge/
Mas, você já se perguntou se houve um descobrimento? E, por que Jorge da Capadócia se tornou Sâo Jorge?
A idéia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.
22 de abril, na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.http://educacao.uol.com.br
Faz uma visitinha no endereço e, também procure pelas Cartas de Pero Vaz de Caminha- ele conta tudo ao Rei português!
Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia.
Entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.
Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. O imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor
).
Castelo de São Jorge em Lisboa
Padroeiro | Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia,Catalunha, Sérvia, Montenegro, Etiópia,Londres, Génova, Moscou, escoteiros,Corinthians |
Sua memória é celebrada dia 23 de abril como também em 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.
Moralidade!Fideliddade!
Precisamos refletir nesses pontos: fidelidade e moralidade!
Moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.Segundo Émile Durkheim, um dos pensadores responsáveis pela origem da Sociologia no final do século XIX, a consciência social é fruto da coletividade, da soma e inter-relação das várias consciências individuais.
Jorge da Capadócia não se corrompeu aceitando dinheiro, escravos e outros para agradar Diocleciano e renegando a sua crença em Jesus.
Chamo muito a atenção de meus alunos para esses príncipios.
Hoje, a impunidade faz com que tudo seja permissivo: aluno desrespeitando outro aluno, desrespeitando professores ou funcionários das escolas, policiais, pais.
REFLITAM: SE QUEREMOS UMA SOCIEDADE ONDE DIREITOS E DEVERES SEJAM RESPEITADOS DEVEMOS COMEÇAR COMO O JOVEM JORGE DA CAPADÓCIA, FIRME EM SUA FÉ E MORAL!
Bom feriadão!
Bom feriadão!
Até!
Salve,Jorge!
ResponderExcluir