Profissões II

 Bem, iremos falar da área de  Assistente Social  e da Bibliotecária.
Biblioteconomia -  classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários. 
 A instalação de bibliotecas em todas as escolas do país se tornou obrigatória graças a uma lei federal sancionada em 2010. Isso significa que, além de construir o espaço físico (o Censo da Educação, de 2008, calculou um déficit de 93 mil bibliotecas no ensino fundamental), será necessário formar profissionais de biblioteconomia. Hoje, o Brasil conta com mais de 21 mil bibliotecários, mas até 2020 – prazo máximo para a instalação dos acervos – esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vem crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.
guiadoestudante.abril.com.br

A Assistente Social Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente
Auxiliar ou Assitente Administrativo

A profissão de Assistente Administrativo  é focada em realizar atividades fundamentais em empresas públicas e privadas.
Suas principais funções estão relacionadas com o trabalho de escritório, sendo estas:
  • Tramitar entrada e saída de correspondência.
  • Recepção de documentos.
  • Atender chamadas telefônicas.
  • Atender ao público.
  • Arquivar documentos.
  • Manter atualizada a agenda, tanto telefônica como de pendências.
  • Ter conhecimento de uso de máquinas de escritório, de calculadoras a fotocopiadoras, computadores e os programas usados.

Petróleo e Gás -área de plataformista consiste na operação de plataformas na indústria petrolífera, garantindo o seu bom funcionamento e a integridade física dos restantes operadores.
plataformista é responsável por operar as plataformas marinhas de perfuração de petróleo, também trabalhando no transporte e recolha de petróleo, assim como auxiliar outras equipas de exploração petrolífera (como sondadores).
Também deverá ser capaz de socorrer e combater incêndios ou outros acidentes que pouco eventualmente possam surgir.
A única área de ação de um plataformista é certamente na indústria do petróleo, realizando operações essenciais, de controle e de manutenção geral de uma plataforma marinha de extração de petróleo.
Um plataformista requer conhecimentos de mecânica, química, eletrônica e segurança, ou uma qualificação técnica dessa profissão.


turismólogo é o profissional que se dedica ao turismo – ou seja, ele é quem cria, organiza em promove atividades turísticas.
Para tornar-se um turismólogo, é preciso frequentar o curso de Turismologia.
O curso tem duração de quatro anos e abrange noções de geografia, história, política de turismo, planejamento de roteiros, ética e relacionamento com o cliente.
A área de atuação deste profissional varia desde agências de viagens até aeroportos. Além disso, o turismólogo pode trabalhar em empresas de eventos, hotéis, pousadas e centros de convenções.
No setor público, o turismólogo pode atuar em secretarias de turismo promovendo as cidades brasileiras. http://explicatudo.com

Engenharia Mecânica a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. 
Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.


Meio ambiente já postado em profissões.






A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio; da anatomiacitologiafisiologia,embriologiahistologiabiofísicabiomecânicabioquímicacinesiologiafarmacologianeurociênciasgenéticaimunologia, além da antropologiaética,filosofiasociologiadeontologia, e outras ciências de formação geral.
Durante o curso, o aluno entra em contato com diversas áreas médicas a fim de associar as patologias com o tratamento fisioterapêutico ideal. Para isso, faz-se necessário o conhecimento e estudo das áreas de: cardiologiapneumologiapediatriaurologiaginecologianeurologiageriatriaortopedia e traumatologiareumatologiadermatologiaoncologia entre outras áreas.

É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes. Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. 


É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.
guiadoestudante.abril.com.b
Dança 








dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.1 A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).2 Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela
.O profissional de Dança monta e dirige espetáculos musicais para teatro, cinema ou TV e também atua como bailarino, fazendo parte de um corpo de baile. O profissional pode trabalhar, ainda, em coreografia, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Instituições penais e de saúde costumam contratar esse bacharel para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e portadores de deficiência física e mental. Para atuar como bailarino profissional, é preciso atestado de capacitação profissional fornecido pelos sindicatos da categoria. Para obter o documento, é necessário passar por uma análise de currículo e prova prática. Quem faz licenciatura está habilitado para dar aulas de dança ou expressão corporal na educação básica ou em cursos livres. guiadoestudante.abril.com.br
Esteticista
É o profissional de estética e responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas. Caracterizadas por lidar com mulheres ou homens, esteticistas se preocupam com limpeza da pele do rosto e do corpo, dos cabelos, pêlos em geral e das unhas, por meio de esfoliação, hidratação, nutrição e correção de pequenas imperfeições. Esse profissional pode se especializar e atuar em diversas áreas diferentes.


Para atuar na carreira de estética, é necessário fazer cursos técnicos, tecnólogos, ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo MEC. Existe o curso técnico de graduação, com 1920 horas em média e duração de 2 anos. Esses cursos oferecem matérias que envolvem a estética, voltados especificamente para essa área, como a anatomia, bioética, cosmetologia, economia e administração, biologia, química, nutrição, psicologia e marketing. Por ser uma profissão regulamentada, é exigido a carteira de trabalho pela CLT.
www.brasilprofissoes.com.br


Brasão PMRJ.PNGbrasão da Polícia militar do Estado do  Rio de Janeiro
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública fluminense, sendo uma das forças militares deste estado brasileiro.
Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como suas co-irmãs e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria Estadual de Segurança (SESeg).
Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).http://pt.wikipedia.org

Que tal você mergulhar na sua área e saber mais sobre ela?
Ás vezes, percebemos que não era bem isso o que esperávamos.
Entrem nas universidades e busquem saber a grade curricular, o tempo de duração do curso.
Boa sorte!
Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência