Solo
É, temos que ter muito cuidado com o solo, pois o seu mau uso pode gerar áreas desérticas e um grande problema para os seres vivos!Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições, alguns cuidados devem ser tomados, como adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.
Formação do Solo
Quando se vai fazer uma planta topográfica com curvas de nível, costuma-se primeiro, antes de desenhar as curvas, fazer o traçado da rede de drenagem do terreno com o fim de facilitar o desenho das curvas. Afinal, é a rede de drenagem (rios, ribeirões, riachos, cachoeiras…) que determina, de forma geral, a topografia do terreno.
erraceamento é uma técnica agrícola e geográfica de conservação do solo, destinada ao controle de erosão hídrica, utilizada em terrenos muito inclinados. Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização,por causa da dificuldade na utilização de máquinas em ambientes mais íngrimes. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas. São comuns em regiões do sul e sudeste da Ásia, na China e no Japão, e utilizados principalmente na produção de arroz.
Formação do Solo
A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas. Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. E é dessa mesma maneira que está continuamente se remodelando. Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo.http://www.laifi.com
Devemos atentar!
De todas as terras emersas (fora da água) que formam os continentes e as ilhas do nosso planeta, apenas 10% aproximadamente são cultiváveis. Com o aumento da população e a necessidade de se produzirem cada vez mais alimentos, a vegetação original das florestas e de outros ecossistemas foi sendo destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Hoje, o desmatamento é feito com máquinas (tratores e serras) ou com o fogo - são as chamadas queimadas, que trazem uma série de problemas.
Produzir alimento implica também manter uma diversidade de culturas para não empobrecer o solo e usar, quando necessário, um controle biológico para as pestes, mas com cuidado para evitar a contaminação do ambiente com substâncias químicas que possam se acumular.www.sobiologia.com.
Esta técnica de cultivo em socalcos também é utilizada na região do Douro para o cultivo da vinha, de onde é produzido o famoso vinho do Porto.http://pt.wikipedia.org
Outra importante observação se dá com a pecuária:
Compactação superficial do solo, avaliada pela densidade por volume, que é crescente, enquanto a porosidade diminui.
Consequências:- A velocidade de infiltração da água diminui: a água penetra lentamente no solo, como mostram os níveis de humidade no perfil do solo. Em consequência, menos água é armazenada no perfil do solo e nos níveis friáticos. Em regiões sofrendo estações secas severas, o déficit de água em áreas compactadas terá um forte impacto na produção de biomassa.http://www.fao.org
Vamos preservar o nosso solo!
Até!
Comentários
Postar um comentário