Blocos Econômicos
![](https://edsonmaiap.files.wordpress.com/2009/05/blocos-economicos.png)
Blocos Econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social.
E, classificam-se em:
- Zona de livre comércio-reúne os países através de acordos comerciais que visam exclusivamente à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países-membros do bloco. Só é considerada uma Zona de Livre Comércio quando pelo menos 80% dos bens são comercializados sem taxas alfandegárias. O principal exemplo é o Nafta
- União aduaneira-é um estágio mais avançado de integração. Além dos países eliminarem as tarifas aduaneiras entre si, estabelecem as mesmas tarifas de exportação e importação TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco. A união aduaneira exige que pelo menos 85% das trocas comerciais estejam totalmente livres de taxas de exportação e importação entre os países-membros.
- Mercado comum-visa à livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. O único exemplo é a União Européia
- União econômica e monetária- é formada pelos países da União Européia, que, em 1º de janeiro de 2002, adotaram o euro como moeda única. Apenas 13 países pertencem à zona do euro: Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda,Itália, Luxemburgo, Holanda (PaísesBaixos), Portugal, Grécia, Espanha e
- Eslovênia.
- OBS: Zona do Euro: Fazem parte da zona do euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha.
- Alguns países fazem parte da União Europeia, mas resolveram não adotar a moeda única, a exemplo de Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
OBS:texto foi atualizado às 17h30 de 30 de janeiro de 2020.(BBC.com)
Após três anos e meio e muitas idas e vindas, o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, será finalmente oficializado às 23h (20h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 31 de janeiro.
É a primeira vez que um país deixa a UE desde sua criação — um casamento que durou 47 anos e agora chega ao fim.
A BBC News Brasil reuniu uma série de perguntas e respostas sobre o assunto.
O que é Brexit?
Brexit é uma abreviação para "British exit" ("saída britânica", na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a UE.
Voltando as classificações dos blocos econômicos:
- Zona de preferência tarifária -é o processo mais simples de integração em que os países pertencentes ao bloco gozam de tarifas mais baixas do que as tarifas aplicadas a outros que não possuem acordo preferencial. É o caso da ALADI(Associação Latino-Americana de Integração)http://educacao.uol.com.br/
Entre os blocos econômicos conhecidos temos:
A ALCA surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo o objetivo principal é abortar o Mercosul e estender o Nafta para o restante do continente americano?
OBS:Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o fast-track, que permite que o presidente do país possa negociar acordos comerciais, permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do fast-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da ALCA.
A grande preocupação da comunidade latino-americana, que gera a maioria das reclamações por parte dos críticos à formação do bloco, assim como a preocupação por parte dos governos dos países que irão fazer parte da ALCA, diz respeito as barreiras não-tarifárias (leis antidumping, cotas
de importação e normas sanitárias) que são aplicadas pelos EUA. Apesar da livre circulação de mercadorias, essas barreiras continuariam a dificultar a entrada de produtos provenientes da América Latina naquele mercado.
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/geografia/blocos-economicos-mercosul-uniao-europeia-alca-nafta-apec
Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o fast-track,
que permite que o presidente do país possa negociar acordos comerciais,permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer
qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do
fast-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da
ALCA.
A grande preocupação da comunidade latino-americana, que gera a maioria
das reclamações por parte dos críticos à formação do bloco, assim como
a preocupação por parte dos governos dos países que irão fazer parte da
ALCA, diz respeito as barreiras não-tarifárias (leis antidumping, cotas
de importação e normas sanitárias) que são aplicadas pelos EUA. Apesar
da livre circulação de mercadorias, essas barreiras continuariam a
dificultar a entrada de produtos provenientes da América Latina naquele
mercado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVLAE3102qx7ga0gxKy8haWCZOoMdFGGTJ8aJSJIBJdOwJTj9s6hfkwz5n1szR-fpciTDdiDRYi2_LRUZmJQs0UIsz7uP7Wy-g4in0EaVN7SmbYJJTceF60TKmcRBqW4O2qnlV_0RSK3s/s1600/charge-alca.jpg)
Voltando na UE:
A UE foi o primeiro bloco a se formar após a 2ª Guerra Mundial, com o nome de CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa.
Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França.
Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.
http://blocos-economicos.info/mos/view
![](https://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/0709267.gif)
O poder econômico mundial se encontra dividido em vários pólos. Os principais são Estados Unidos, Japão e União Européia. Aí se encontram os oito países responsáveis pelas principais decisões econômicas mundiais: o G-8 (Grupo dos Oito).
Inicialmente chamado de G-7, este grupo, que reúne os países mais ricos do mundo (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália), produz sozinho mais da metade de toda a riqueza e é responsável pelas principais deliberações sobre a política econômica e monetáriainternacional.
http://educacao.uol.com.br/
Vamos relacionar os blocos econômicos aos problemas ocorridos na Ucrânia recentemente?
Observe esse artigo:
"A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de novembro de 2013, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia, seu principal aliado.O conflito reflete uma divisão interna do país, que se tornou independente de Moscou com o colapso da União Soviética, em 1991. No leste e no sul do país, o russo ainda é o idioma mais usado diariamente, e também há maior dependência econômica da Rússia. No norte e no oeste, o idioma mais falado é o ucraniano, e essas regiões servem como base para a oposição – e é onde se concentraram os principais protestos, inclusive na capital, Kiev.
Nesse ano de 2014, 22 de fevereiro, na destituição do contestado presidente pelo Parlamento e no agendamento de eleições antecipadas para 25 de maio.
A criação de um novo governo pró-União Europeia acirrou as tensões separatistas na península da Crimeia, de maioria russa, levando a uma escalada militar com ação de Moscou na região".
http://g1.globo.com/mundo
Temos aí questões etnicas e comerciais.
Ainda voltamos nesse assunto,
Qual é o 8º país que integra o G-8?
Que tal pesquisar sobre os blocos econômicos principais?
Qual é o 8º país que integra o G-8?
Que tal pesquisar sobre os blocos econômicos principais?
Até!
Percebam que tem um parágrafo que é repetido para chamar a sua atenção!
ResponderExcluir