Em busca da identidade brasileira



Resultado de imagem para imagem do brasileiroBranco, negro, índio...
Nós, brasileiros , não sabemos nos identificar em relação a cor, ao que somos.
"Somos  quem mesmo, professora?" Sempre ouço essa mesma pergunta!
Respondo: Mestiços, na grande maioria.
Vamos mergulhar nessa história?
Quando a palavra estiver grafada com ‘H’ maiúsculo, refere-se à ciência. Exemplo: História Geral. "Estória" ou "história" (com ‘h’ minúsculo) referem-se à narração, conto. Exemplo: Meu avô contou-me uma história assustadora. http://www.soportugues.com.br/

Faça uma busca sobre o reino de Kush.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Lembrando, o Brasil foi colonizado pelos portugueses. A nossa costa sofreu influência: holandesa e  ataques franceses.Os europeus cobiçavam a nossa terra.
No início do século XX, o sul recebeu a influência colonizadora dos alemães e italianos. Outros povos  chegaram  e se espalharam pelas regiões brasileiras.
A imigração dos povos foi muito interessante para o acréscimo em nossa cultura mas, a influência maior é a dos : ameríndio, africanos e portugueses.

Vamos começar pela:
África- berço da civilização.
É o único continente onde se observam os diferentes estágios do desenvolvimento humano: do antropoide(indivíduo pré-histórico semelhante ao homem) ao homo Sapiens!
Mas, a partir do século XV, com a expansão marítima européia começa o declínio desse continente.
A chegada de Colombo à América, a descoberta do caminho marítimo para as Índias e o descobrimento do Brasil, em 1500, começa a ocorrer a captura de povos africanos, para trabalho escravo no Novo Continente,  por aventureiros  europeus e, como consequência, o empobrecimento do continente africano.
Vamos dividir o tráfico de escravos para o Brasil em ciclos:
da Guiné, da Costa da Mina; de Angola da contracosta(litoral oriental africano)
Num primeiro momento, criam feitorias e erguem fortificações em: Mauritânia, Senegal, Cabo Verde Gâmbia,Guiné e Serra Leoa.Ocupando territórios dos antigos impérios: Gana, Mali e Songai.
No ´seculo XVI, Congo, Cabinda, Luanda e Benguela.
A maioria traficada são de bantos, depois bantos do centro: grupos do congo, quimbundo, cuango, casai, lunda-quioco e bemba.
De Moçambique, grupos: ronga tonga, xope, senga, angúni,macua, ajaua.
Mais tarde: iorubás, binis, ibos,ibibios, ekoi e do sudoeste da Nigéria,
 fons ou jejes; do atual Togo e Benin:
da atual Gana: efantis, axantis.


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Homens entre 15 e 35 anos- os que sobreviviam nas viagens em que morriam de 15%  a 20 %
Haviam os trabalhadores urbanos: entregavam parte do lucro aos seus donos e os rurais, uma vida mais dura: despertados na alvorada, comiam:a ração; às 8h comiam: feijão cozido,com gordura e farinha, descanso de meia hora., às 14h jantavam feijão, angu,couve e, às vezes, um naco de carne.Ao anoitecer, tomavam um mingau.
Os escravos que aqui nasciam eram chamados: crioulos;os que falavam português, ladinos e os que só falavam a sua língua natal:  boçais
As crianças eram vendidas e adestradas com violência para o trabalho e obediência..

Resultado de imagem para imagem pintura dos africanos de debretResultado de imagem para imagem pintura dos africanos de debretResultado de imagem para imagem pintura dos africanos de debretOs bantos foram presentes em todas as épocas da escravidão, deixando, assim, as bases de sua cultura : conhecimento, religiosidade, arte e lazer.

  • Dos oeste-africanos,estão as raízes das religiões: candomblé, da mina maranhense, da encantaria amazônica e da umbanda primitiva.;o traje feminino:adoção de turbantes, saias rodadas, batas de renda, colares e pulseiras
  • dos bantos, os vários tipos de samba; danças dramáticas e em  cortejo, evoluindo dos cucumbis, congadas e maracatus até a escola de samba, capoeira e maculelê
  •  técnicas de trabalho
  • alimentos preparados de forma peculiar como o pirão, o angu e o quibebe
organização  de defesa do quilombo- derivado de quicongo lòmbo - sociedade, grupo ou do quimbundo- kilombo- união, se referiam aos acampamentos militares dos escravos fugidos e as construções  chamadas mocambos.
Afrodescendentes- termo criado pelos movimentos negros para adjetivar os descendentes de africano independente de suas características.
Bibliografia: Lopes, Nei : História e cultura africana e afro-brasileira. ed.Barsa Planeta

quilomboA principal razão pela qual os quilombos se situavam nas matas era estratégica. O local de difícil acesso era propositalmente escolhido para evitar uma recaptura e aqueles que se situavam próximos a estradas garantiam pequenos saques e, por conseqüência, a sobrevivência dos quilombolas. É importante lembrar que por diversas vezes os quilombos não abrigavam só escravos, mas também índios e pessoas procuradas pela justiça.
Os habitantes dos quilombos, chamados “quilombolas”, eram escravos fugidos de seus senhores desde as primeiras fases do período colonialhttp://www.historiabrasileira.com/

Que tal mergulhar nessa história?
Vamos, é a nossa história!
Até!


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