Ecologia

Você com certeza já ouviu falar nela mas, do que estamos realmente falando?
Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/

Analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procura soluções para evitar desequilíbrios ecológicos que elas possam provocar, elaborando planos para a proteção dos recursos ambientais locais e regionais.
http://guiadoestudante.abril.com.br
O clube de Roma,é formado por  um grupo de pessoas ilustres que se reúnem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados a política, economia internacional e , sobretudo, ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
 Foi fundado em 1968 pelo industrial italiano Aurelio Peccei e pelo cientista escocês Alexander King.
Tornou-se muito conhecido a partir de 1972, ano da publicação do relatório intitulado Os Limites do Crescimento,1 elaborado por uma equipe doMIT, contratada pelo Clube de Roma e chefiada por Dana Meadows.
O relatório, que ficaria conhecido como Relatório do Clube de Roma ou Relatório Meadows, tratava de problemas cruciais para o futuro desenvolvimento da humanidade tais como energiapoluição , saneamentosaúde, ambiente, tecnologia e crescimento populacional,pt.wikipedia.or
Em 1987, o documento Our Common Future (Nosso Futuro Comum) ou, como é bastante conhecido, Relatório Brundtland, apresentou um novo olhar sobre o desenvolvimento, definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
o Relatório Brundtland aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo, trazendo à tona mais uma vez a necessidade de uma nova relação “ser humano-meio ambiente”. Ao mesmo tempo, esse modelo não sugere a estagnação do crescimento econômico, mas sim essa conciliação com as questões ambientais e sociais.www.mudancasclimaticas.andi.org.br
Nesse relatório, definia-se  Desenvolvimento Sustentável como  "(... ) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades".
A noção de desenvolvimento sustentável tem implícito um 'compromisso de solidariedade com as gerações do futuro', no sentido de assegurar a transmissão do 'património' capaz de satisfazer as suas necessidades. Implica a integração equilibrada dos sistemas económico, sócio-cultural e ambiental, e dos aspectos institucionais relacionados com o conceito muito atual de "boa governação".

http://www.agenda21-ourique.com/pt/go

Linda floresta de bambus, em Kioto!
 Continuando ... durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997, foi estabelecido um ... documento que estabelece metas de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que correspondem a cerca de 70% das emissões relacionadas ao aquecimento global, e de outros gases causadores do efeito estufa para os países industrializados.
O objetivo é reduzir, entre 2008 e 2012, a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Para entrar em vigor, o pacto precisa virar lei em pelo menos 55 países que somem, ao todo, 55% das emissões de CO2. Até agora, 146 nações - entre elas, o Brasil - já aderiram ao acordo, que, no entanto, não conta com o apoio dos Estados Unidos.
Esse documento ficou conhecido pelo nome: Protocolo de Kioto. planetasustentavel.abril.com.br
Já deu pra perceber que estamos nos aprofundando nas questões ambientais.
Esse assunto é muito sério!
Precisamos estar atentos ao que acontece ao nosso redor, por exemplo:
O que você acha do leilão do pré-sal brasileiro?
Observe a reportagem abaixo:
"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse neste sábado (19) que, com o leilão do Campo de Libra, o governo não está “privatizando o petróleo do pré-sal”. Ele disse que o certame desta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, ocorrerá mesmo na possibilidade de apenas um consórcio apresentar proposta.
Nós nada temos contra as empresas estrangeiras, que vêm nos ajudar. As empresas que vêm do exterior e se instalam no Brasil têm as mesmas leis e direitos que regem as empresas brasileiras. Consideramos que a vinda delas nesse caso é positiva e não negativa”,disse. http://g1.globo.com/economia/noticia/2013"
Você, o que você acha?
Ainda voltamos nesse assunto!
Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência