Rio de Janeiro VIII
Você leu isso?
O Rio de Janeiro, infelizmente, não pode ser considerada uma cidade exemplo de sustentabilidade. O prefeito Eduardo Paes (PMDB), no entanto, será o próximo presidente do grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima-C40, na gestão de 2014 a 2017.Ao ocupar o cargo, Paes dará à cidade uma imagem perante outras cidades que não condiz com sua real situação.
Dois dias antes de Eduardo Paes viajar para a cidade americana de Manhattan, onde aconteceu o encontro do C40, ele foi surpreendido com um alerta disparado pelo consulado norte-americano no Rio, na sexta-feira (22/11), sobre o aumento da violência na orla carioca. Mas os constrangimentos não terminaram nesse episódio. No dia da condecoração de Paes no grupo das Grandes Cidades para Liderança do Clima, o jornal Times publicou uma reportagem especial analisando as mudanças no Rio por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas, criticando a administração municipal que investe em obras faraônicas em detrimento das infraestruturas básicas necessárias para a qualidade de vida da população carioca.
Uma saída apontada por David Zee é a criação de um grupo tarefa composto por uma equipe profissional multidisciplinar para avaliar os riscos das demandas dos grandes eventos e que podem afetar a sociedade carioca e deixa em evidencia a eficiência do governo municipal. A intenção seria criar uma visão do conjunto social para que as metas da prefeitura sejam alcançadas. Esses trabalhos envolveriam as secretarias do Meio Ambiente, Obras e Ordem Pública.
Aspásia considera que o Rio está passando por uma fase de transição muito difícil, porque deu um salto em desenvolvimento, mas sem os suportes necessários. As consequências disso estão no transporte deficiente, com um trânsito carregado de automóveis e um transporte coletivo ineficiente. "Na minha opinião, temos que sair da inercia e melhorar a Educação, para reverter em melhores empregos, investir na qualificação profissional. Somente assim vamos conseguir mudar o nosso cenário municipal. Por exemplo, não podemos criar um estádio que não tem uma parcela de, pelo menos, 30% de seus ingressos com preços populares, isso pode gerar um desconforto e até revoltar a população. O que estamos falando está num item importante da inclusão social, que deve ser tratado com cuidado e atenção pelos governantes", avaliou Aspásia. (deputada estadual- PV, RJ)
Dá um confere:
Temos tantos problemas aqui nessa cidade linda!É uma pena que algumas pessoas que vivem aqui e visitam a nossa cidade não tenham o compromisso, o zelo para com ela.
É triste ver arrastões, violência, impunidade tudo junto!
Precisamos de obras!
Mas, obras sociais, educacionais, ambientais, sustentáveis!
Que é um conceito defendido pelo C-40.
Ser digno!
"dignidade", é a palavra que define uma honestidade, são ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.http://pt.wikipedia.org
Pense nisso!
Até!
Comentários
Postar um comentário