Agricultura

Faz parte do setor primário da economia.
Importante que se utilize técnicas que permitam uma boa produtividade e pouco dano ao solo.
Existem várias:
rotação trienal de culturas foi uma técnica de agricultura praticada na Idade Média. Consistia em dividir um campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, conseqüentemente, maior produção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_de_culturas


A agricultura dos Estados Unidos, uma das mais modernas e produtivas do mundo tanto em área quanto em volume de produção, organiza-se em grandes faixas, zonas ou cinturões agrícolas denominados belts, formados conforme as particularidades históricas de povoamento, as condições climáticas e os tipos de solos.
Os belts são especializados no cultivo de determinados produtos, como trigo, milho, algodão, frutas, culturas tropicais. Merecem ainda destaque as produções de soja, tabaco, laranja e gado bovino.
É importante ressaltar que esses cinturões não constituem áreas monocultoras, pois, além do cultivo principal, existem também cultivos secundários.
De modo geral, podemos apontar três grandes zoneamentos agrícolas: os Green belts do Nordeste, o Central belt e o Oeste.
Outras formas: plantation, de jardinagem, de subsistência, transgênica e etc
O nosso país apresenta o sistema de plantation- monocultura- como um selo identificador de país que foi colônia de exploração.
Mas, hoje além do plantation, temos: agricultura transgênica, rotação de culturas e infelizmente, a queimada, técnica rudimentar de plantio.
Que tal pesquisar mais?
Agronegócio e a questão da fome no mundo.

Agroecologia X Agronegócio: a resistência contra o poder

Em 2001, a FAO previu que demoraria 60 anos, seguindo o ritmo atual, para acabar com a fome no mundo. O poder dominante do agronegócio vende a ideia de que está matando a fome do mundo, como se a distribuição de alimentos fosse gratuita e generalizada. O que é uma mentira histórica. As culturas de exportações, como soja, cana, café sempre acabaram com as comunidades tradicionais de agricultores familiares, parceiros, ou trabalhadores rurais. O artigo é de Najar Tubino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência