Viajando na cartografia

É interessante ensinar cartografia através de jogos e brincadeiras: marcar um  encontro com um colega desenhando num papel o trajeto a seguir ou localiza´-lo na sala de aula; numa aula de campo na cidade, marcar com os alunos em pontos específicos traçados no mapa; ensinar a calcular a escala.
Viajar no tempo das caravelas e atravessar o futuro via satélite...
A Cartografia é definida como o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização. 
http://www.brasilescola.com/geografia/cartografia.htm



O IBGE elabora cartas topográficas e mapas delas derivados - nacionais, regionais, estaduais e municipais -, que constituem as bases sobre as quais se operacionalizam esses levantamentos e são representados seus resultados, em uma abordagem homogênea e articulada do território nacional. Para tanto, vem produzindo o mapeamento topográfico do País de forma sistemática, em escalas padronizadas, de acordo com o grau de desenvolvimento instalado ou projetado no território.
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/default.shtm


As escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica.

Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.

Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.

Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.


Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real.http://www.brasilescola.com/geografia/escalas.htm

GPSConcepção artística do posicionamento de satélites em órbita da Terra 
Concepção artística do posicionamento de satélites em órbita da Terra
A determinação precisa da posição é importante para inúmeras atividades, como o transporte rodoviário de cargas e a navegação marítima. Foi no ano de 1978 que o departamento de defesa dos Estados Unidos da América montou o Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido por nós como GPS. Esse sistema de posicionamento faz uso de satélites para ajudar na determinação da posição. Para isso, colocou em órbita três satélites.

Os satélites colocados na órbita da Terra emitem sinais com padrões conhecidos que podem ser recebidos em qualquer ponto da Terra, seja no mar ou no ar, por receptores do tamanho de uma calculadora. Esse é o sistema de posicionamento que dá a maior precisão na atualidade.http://www.brasilescola.com/fisica/gps-equacao-mru-uso.htm
Quer saber como se faz os cálculos?
Acesse a página  e bons estudos!

Dica: Que tal visitar o Planetário ?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência