Ser brasileiro
Olá,
Um projeto que deu e dá certo é esse: Em busca da identidade brasileira: miscigenação das 3 etnias principais europeia, ameríndia e afro.
![](https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMrImf-_vW0WhX3gG3m2aRuqkIWftkg1glb6NI4ECPR4XMxV9Y)
Pode ser aplicado no Ensino Fundamental: 8º ano -7ª série ou Ensino Médio: 2º ano
Através de novelas, livros romanceados ou histórico, fotos dos antepassados, músicas e filmes de época podemos construir a identidade brasileira: rica por conta da miscigenação dos povos!
Trabalhar a Constituição Brasileira- questão da cidadania
É um projeto interdisciplinar.
A culminância do projeto pode ser a apresentação de um sarau; da leitura do "Navio Negreiro", por exemplo:
Um dos mais conhecidos poemas da literatura brasileira, O Navio Negreiro – Tragédia no Mar foi concluído pelo poeta em São Paulo, em 1868. Quase vinte anos depois, portanto, da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, de 4 de setembro de 1850. A proibição, no entanto, não vingou de todo, o que levou Castro Alves a se empenhar na denúncia da miséria a que eram submetidos os africanos na cruel travessia oceânica. É preciso lembrar que, em média, menos da metade dos escravos embarcados nos navios negreiros completavam a viagem com vida.
Composto em seis partes, o poema alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada. Assim, inicia-se com versos decassílabos que representam, de forma claramente condoreira, a imensidão do mar e seu reflexo na vastidão dos céus:
“'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar - dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
- Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas"
Pavilhão Literário Cultural- lindo, não?Vai lá conferir a 2ª parte
Ou, a presentação de alguns capítulos da minisérie O Tempo e o Vento, do filme o Guarani ...
Ou, a apresentação de uma peça, apresentação do filme Macunaíma
Um projeto que deu e dá certo é esse: Em busca da identidade brasileira: miscigenação das 3 etnias principais europeia, ameríndia e afro.
Pode ser aplicado no Ensino Fundamental: 8º ano -7ª série ou Ensino Médio: 2º ano
Através de novelas, livros romanceados ou histórico, fotos dos antepassados, músicas e filmes de época podemos construir a identidade brasileira: rica por conta da miscigenação dos povos!
Trabalhar a Constituição Brasileira- questão da cidadania
É um projeto interdisciplinar.
A culminância do projeto pode ser a apresentação de um sarau; da leitura do "Navio Negreiro", por exemplo:
Um dos mais conhecidos poemas da literatura brasileira, O Navio Negreiro – Tragédia no Mar foi concluído pelo poeta em São Paulo, em 1868. Quase vinte anos depois, portanto, da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, de 4 de setembro de 1850. A proibição, no entanto, não vingou de todo, o que levou Castro Alves a se empenhar na denúncia da miséria a que eram submetidos os africanos na cruel travessia oceânica. É preciso lembrar que, em média, menos da metade dos escravos embarcados nos navios negreiros completavam a viagem com vida.
Composto em seis partes, o poema alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada. Assim, inicia-se com versos decassílabos que representam, de forma claramente condoreira, a imensidão do mar e seu reflexo na vastidão dos céus:
“'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar - dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
- Constelações do líquido tesouro...
'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...
'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas"
Pavilhão Literário Cultural- lindo, não?Vai lá conferir a 2ª parte
Ou, a presentação de alguns capítulos da minisérie O Tempo e o Vento, do filme o Guarani ...
Ou, a apresentação de uma peça, apresentação do filme Macunaíma
vestibular.uol.com.br/resumos-de.../macunaima
Resumo do livro Macunaíma, de Mário de Andrade - UOL Vestibularvestibular.uol.com.br/resumos-de.../macunaima
A resposta para a grande pergunta que surge: qual é a cor do brasileiro?
Observa-se uma mudança positiva de comportamento, elevação da auto-estima,novas relações de amizades surgem- é muito rico !
De acordo com o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, no ano de 2010 o Brasil contava com uma população de 191 milhões de habitantes, dos quais 15 milhões se classificaram como pretos (7,6% do total) e 82 milhões como pardos (43,1% do total).
As maiores proporções de pardos estão nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto os pretos estão mais presentes proporcionalmente nos estados nordestinos, com destaque para a Bahia, onde há 17,1% de pessoas que se declaram de cor ou raça preta, o que corresponde a cerca de 2,4 milhões de pessoas. Na Região Sudeste, destaca-se o Rio de Janeiro com 12,4% de pretos, aproximadamente 2 milhões de pessoas.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html
Aqui estão algumas dicas, monte o projeto- o seu e boa sorte!
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