Território

O que é chamar de meu aquele lugar?
Marcar limites...
Primeiro, temos que entender o que é lugar: geografia humanista foi a primeira vertente da geografia a fazer uso da palavra lugar como um conceito científico. De fato, esse foi um dos conceitos fundamentais para os propósitos dessa corrente, interessada em pesquisar as relações subjetivas do homem com o espaço e o ambiente. Os geógrafos humanistas destacam a importância de estudar o cotidiano como forma de compreender os valores e atitudes que as pessoas comuns elaboram a respeito do espaço e do ambiente em que vivem. O conceito de lugar é apropriado para esse tipo de pesquisa por dizer respeito aos espaços vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo, convivência familiar, etc. Por esse motivo, a geografia humani)sta define o lugar como uma forma de experiência humana, “um tipo especial de vivência do espaço”.

Limites:A palavra limite, de origem latina, foi criada para designar o fim daquilo que mantém coesa uma unidade político-territorial, ou seja, sua ligação interna. Essa conotação política foi reforçada pelo moderno conceito de Estado, onde a soberania corresponde a um processo absoluto de territorialização. O monopólio legítimo do uso da força física, a capacidade exclusiva de forjar normas de trocas sociais reprodutivas (a moeda, os impostos), a capacidade de estruturar, de maneira singular, as formas de comunicação (a língua nacional, o sistema educativo, etc.) são elementos constitutivos da soberania do estado, correspondendo ao território cujo controle efetivo é exercido pelo governo central (o estado territorial).



E, finalmente, Território:palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da ideia de apropriação de uma parcela geográfica por um indivíduo ou uma coletividade e etc.
Na geografia humana, o conceito de território surge inserido na proposta de geografia política de Friedrich Ratzel, sendo assim definido como o espaço sobre o qual se exerce a soberania do Estado. De fato, Ratzel sustenta que o Estado surge quando uma sociedade se organiza para defender seu território, sendo essa sua função primordial[2]. Nesse sentido, ele pode ser tanto o Estado nacional contemporâneo (cuja origem se dá no século XVIII) quanto formas de organização política próprias de povos tradicionais, como aborígenes, africanos ou americanos. Na geografia tradicional, portanto, o conceito de território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.

O filme : Cores, Gangues de NY, Território Restrito, Matrix entre outros são dicas legais para observar como o conceito de lugar, território  limites e fronteiras(No caso das fronteiras políticas, a questão da identidade nacional assume um papel importante na definição do Estado-nação. No mundo, há muitos exemplos de territórios em disputa por diferentes povos. Esse foi o recorte escolhido para ambientar o conteúdo relacionado à formação dos Estados modernos, com foco na definição de territórios e fronteiras-http://geografiavisual.com.br/?p=249) mudam de acordo com a lógica empregada num determinado momento.
Em uma escola podemos observá-los e se a escola  não souber trabalhar essas noções dando limites aos alunos, a escola se torna um território sem lei.
Falando nela: você sabe o que é o ECA?
Faz uma visita mas, não se esqueça direitos vem acompanhado de deveres.
Devemos saber usar a nossa liberdade.




Esse assunto vai continuar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agricultura II- os cinturões norte-americanos

Camadas internas da Terra

Sexo na adolescência